Hoje 12/11, às 16 horas, no Centro Cultural de São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000 – Metrô Vergueiro), no espaço Track Changes, haverá uma palestra seguida de bate-papo com o fotógrafo alemão Michael Wolf.
O artista apresentará sua obra, com destaque para “Architecture of Density" e "Tokyo Compression”. Wolf é um dos maiores nomes da fotografia com foco na vida nas mega cidades contemporâneas.
O New Institute e o escritório de Roterdã Crimson Architectural Historians organizaram o ‘Track Changes’, uma série de debates, apresentações e encontros para essa Bienal.
Sobre a Mostra Densidade:
A densidade é um atributo cada vez mais crucial para a sustentabilidade das cidades em um mundo superpovoado – o que não implica necessariamente verticalização. Com um gabarito médio de sete andares, por exemplo, Paris é a cidade mais densa da Europa.
Hoje, em um mundo que se urbaniza de acordo com taxas muito altas, a construção em massa forma e reforma radicalmente as cidades latino-americanas, africanas e asiáticas. É um registro disso que vemos nas fotos de Jorge Taboada e de Michael Wolf. E se os imensos conjuntos residenciais de baixa altura que Taboada flagra no México provocam uma espécie de vertigem da horizontalidade, as tramas ascendentes captadas por Wolf em Hong Kong causam o mesmo em relação ao plano vertical. Densidade, nesses casos, é sinônimo de massificação, aridez, monotonia e perda da noção de escala. Fotografadas sempre em planos fechados, de modo a eliminar as referências contextuais desses conjuntos, suas séries geram certa fascinação pelo aspecto sinistro da urbanidade contemporânea.
Modos de Agir
Rua Vergueiro, 1000, Paraíso
(Metrô Vergueiro – Linha Azul)